Atualizações COVID-19

Veja aqui
Atrações

Apresentações Artísticas

Diversos grupos e artistas se apresentam no palco para animarem ainda mais a festa.

Tem de tudo. São apresentações artísticas bem variadas, que vão desde o tradicional odôri (dança) a grupos de taikô (tambor), mostrando um pouco da cultura japonesa.

Há também apresentações variadas de outras culturas e povos do mundo, enriquecendo ainda mais a festividade e proporcionando uma experiência única e diversificada para os visitantes.

Clique aqui e confira a Programação Completa.

Parque da Cerejeira

Que tal um pic-nic debaixo de uma belíssima cerejeira florida? Ou então uma caminhada tranquila entre as árvores enquanto contempla a natureza?

Estrelas principais da festa, as cerejeiras estão espalhadas por uma área de 120.000m², embelezando a paisagem e conferindo ao parque um espírito de tranquilidade e alegria.

Todos os anos, milhares de visitantes vem apreciar este espetáculo da natureza.

Além das cerejeiras, o parque também possui uma grande variedade de plantas e flores, como hortênsias, rododendros e azaléias, sem contar os pinheiros naturais de Campos do Jordão que cercam o parque, contribuindo para a composição final dessa paisagem tão bela e singular.

Jardim Oriental

O Parque da Cerejeira conta com um encantador Jardim Oriental com uma grande estátua de Buda, pontes, cascatas, esculturas típicas e um lago com carpas, que dão um clima ainda mais japonês ao parque.

Passear aqui é uma verdadeira viagem ao Japão. Relaxe e tire belas fotografias de recordação neste espaço que transmite muita paz e bem-estar.

Instalado em 2018, o Jardim Oriental faz parte das comemorações dos 50 anos de existência da Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão.

Gastronomia

O passeio não está completo sem antes se deliciar com as várias opções de comida disponíveis na festa.

Temos uma ampla praça de alimentação, onde você encontra pratos típicos da culinária japonesa, como os tradicionais e já famosos sushi e yakisoba, mas também pratos menos conhecidos, como o udon e o okonomiyaki (um tipo de panqueca frita com vários ingredientes), excelentes sugestões que valem a pena experimentar.

De sobremesa, não deixem de provar o mochi (bolinho japonês feito de arroz e recheado com doce de feijão).

Você pode encontrar também comidas típicas da região. A truta grelhada, o pinhão assado, os doces diversos e os chocolates caseiros são tradicionais de Campos do Jordão e também fazem parte do cardápio da festa.

Mas se nada disso agradar o seu paladar, há várias opções menos exóticas: pastel, lanche, hambúrguer, espetinho, salgados, entre outros.

Para finalizar, não falta também aquele bom e velho cafezinho depois do almoço.

Yakisoba e Udon

O yakisoba praticamente dispensa maiores apresentações, já que é um prato altamente popular entre os brasileiros. E na Festa da Cerejeira não é diferente, pois é a opção mais consumida pelos visitantes.

Já o udon é um tipo de ensopado feito com um macarrão especial, no qual ainda são adicionados vários ingredientes e temperos, excelente para os dias frios do inverno de Campos do Jordão.

Além de serem os pratos mais tradicionais da festa, eles tem ainda um tempero especial: o apoio à causa social.

A cada dia da festa, uma organização ou grupo de voluntários diferente fica responsável em preparar os pratos, e toda renda arrecadada com a sua comercialização é revertida para o Recanto de Repouso Sakura-Home. Portanto, além de saborear estes deliciosos pratos, você ainda estará contribuindo para a manutenção desta instituição e para o cuidado dos nossos idosos.

Cerimônia do Chá

Os visitantes tem a oportunidade de participar desta bela e tradicional cerimônia, chamada de chanoyu, em japonês, criada ainda no Japão medieval e praticada até os dias hoje.

O chanoyu é mais do que uma simples forma refinada de preparar e servir o matcha (chá verde). Resumindo em palavras simples, pode se dizer que o intuito é purificar a alma do homem, confundindo-a com a natureza. É o reconhecimento da verdadeira beleza na modéstia e simplicidade. Expressões como calma, rusticidade e graça podem ajudar a definir o verdadeiro espírito do chanoyu.

As regras rigorosas da etiqueta do chanoyu, que podem parecer penosas e meticulosas à primeira vista, são, de fato, calculadas, segundo a segundo, a fim de obter a maior economia possível de movimento, e ao mesmo tempo agradar aos convidados que assistem a sua execução, especialmente quando realizada por mestres experientes.

Para conferir um espírito de tranquilidade, simplicidade e de ligação com a natureza, na Festa da Cerejeira a Cerimônia do Chá é realizada no meio do parque, cercada pelas belas árvores floridas de cerejeira.

Confira na Programação os dias e horários de apresetação da Cerimônia do Chá.

Lojinhas de Artesanato, Malharia e Produtos Variados

Artesanato, malharia, brinquedos, eletrônicos, floricultura e outros produtos variados são parte da atração da festa.

Com certeza você vai se interessar por algum produto ou querer levar alguma lembrancinha de Campos de Jordão.

Qualquer que seja o caso, os barazistas estão lá para atendê-lo com simpatia e para ajudá-lo a não ir embora de mãos vazias.

Parquinho Infantil

O Parque da Cerejeira conta também com um parquinho infantil para as crianças brincarem e gastarem suas energias!

É um excelente lugar para se divertirem e passarem um tempo ao ar livre, rodeados pela natureza.

Trilha e Mirante

Para quem gosta de fazer caminhada, existe uma trilha de aproximadamente 1km, adjacente ao Parque da Cerejeira.

A primeira parte da trilha fica em meio à mata nativa de Campos do Jordão. A segunda parte é morro acima, e termina no topo da montanha, onde há um charmoso mirante, de onde é possível ter uma bela vista de todo o Parque da Cerejeira.